O USES (Grupo de Pesquida em USabilidade e Engenharia de Software)  objetiva desenvolver soluções pioneiras nas áreas de Interação Humano-Computador e Engenharia de Software.

A Engenharia de Software é uma área voltada à especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software com aplicação de tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e qualidade.

Na área de IHC, o grupo USES atua nos seguintes temas: Usabilidade, User eXperience (UX), Design Thinking (DT), Design de Interação e Engenharia Semiótica.

Na área de ES o grupo USES atua nos seguintes temas: Engenharia de Software Experimental, Processo de Software, Qualidade de Software, Ensino de diagramas da UML (Unified Modeling Language), Engenharia de Requisitos, Aprendizagem Organizacional, Gerência de Conhecimento e Fatores Humanos em ES.

Principais Linhas de Pesquisa

QUALIDADE DO PRODUTO DE SOFTWARE

Usabilidade

Experiência do Usuário (UX)

QUALIDADE DO PROCESSO DE SOFTWARE

Apoiar desenvolvedores/equipes

Experiência de equipe/desenvolvedor (DX)

Nossa localização

Somos parte da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), uma instituição de ensino superior pública brasileira, mantida pelo Governo Federal do Brasil. É a maior do estado do Amazonas, localizada na região norte do Brasil.

A Universidade Federal do Amazonas é considerada a primeira universidade brasileira, pois originou-se da Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 17 de janeiro de 1909.

Estamos localizados no Instituto de Computação (IComp), antigo Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas, responsável pelo ensino, pesquisa, extensão e inovação na área de computação.